
Olá a todos, o meu nome é Alan Ramos e estou neste momento (2021) no meu segundo ano do Mestrado em Desenho da FBAUL. Sou licenciado em Artes Plásticas e multimédia pela Universidade de Évora.
Apesar do meu percurso académico ter uma forte presença das artes tradicionais, como o desenho, a pintura e a escultura, o meu contacto com a arte digital esteve sempre presente no meu trabalho desde o meus dias de secundário, contudo foi na licenciatura que consegui alargar a minha visão sobre a interdisciplinaridade da arte.
Mesmo sendo apaixonado pela plasticidade da escultura, ou da magia que há em revelar um rolo (tipo aquelas cenas à filme noir), Ou até mesmo de animar em stop-motion, a minha grande paixão é dar vida ás ideias. Concept art para mim reúne o que é mais divertido no que diz respeito ao ato de criar, é a parte de explorar prespectivas, estudar a ideia e transcrevela para um registo gráfico. É um campo artistico, que apesar de ser desafiante, é aquele que dá e nos tira liberdade suficiente para poder superar a nossa própria imaginação!

O mestrado permitiu-me conhecer alguns alunos da universidade de lisboa (IST) que por serem de um registo completamente diferente do meu, nunca teria sido tão fácil. Fico orgulhoso de poder ter participado no MOJO 21‘ foi um experiencia que ansiava à muito tempo, ter a hipotese de criar um jogo mesmo que não finalizado é decerteza um check na bucketlist! “Void Champions” foi titúlo que ajudei a desenvolver no ambito da UC de Game design. Consequentemente parte do grupo decidiu participar numa pequena game jam no verão de 2021, com cerca de 100 exemplares públicados na página oficial e com mais de 800 participates envolvidos no desafio, “Past Bypass” é um side-scroller com playstyle dinâmico e fugaz, posicionou-se em 6º lugar do ranking da Jam. It’s free, it’s good.
Por outro lado, gosto também de fazer algum trabalho relacionado com fanart, então cheguei a fazer parte da banca de artistas do Iber OPO em 2018, um evento que me permitiu conhecer tantos estudantes como eu e com tanto talento. Desde então tenho aberto commissões ao público para poder destrair-me do trabalho mais sério e simulteamente ganhar algum dinheiro para poder investir em novo material.
Obrigado pelo tempo despendido e cumprimentos.